25 de jun. de 2010

Sinop/MT - Ciranda Cultural de Prendas e Peões

O Concurso Estadual de Prendas e Peões em mais uma edição será promovido pelo Departamento Cultural do MTG de Mato Grosso nos dias 26 e 27 de junho no CTG Estância da Amizade de Sinop.

Conforme o Artigo terceiro do regulamento, o concurso tem por fim, valorizar a cultura popular brasileira, através do Movimento Tradicionalista Gaúcho. Valorizar os militantes do Movimento Tradicionalista Gaúcho, em particular a sua juventude, através de concurso de Prendas e Peões que reúnam o melhor nível de conhecimentos teóricos e práticos sobre a cultura gaúcha brasileira, demonstrem maiores habilidades artísticas e campeiras e uma abrangente e realizadora vivência no Movimento. Valorizar o Movimento Tradicionalista Gaúcho com a participação dos jovens na promoção e no desenvolvimento da cidadania brasileira.

Participarão do concurso todas as primeiras Prendas e Peões dos CTGs, Adulto, Juvenil e Mirim e Xiru (a). No caso de impossibilidade das primeiras Prendas e Peões participarem, serão chamados os segundos e assim por diante.

As provas são escritas com a história do RS, MT e do Brasil. Provas Artísticas que são: Vivencia Tradicionalista Gaúcha, Projetos executados, Sociabilidade e desenvoltura, Pesquisa histórica, Dança tradicional gaúcha (livre escolha), Declamação, Artesanato regional. E para adultos acrescenta a Geografia do RS, MT e do Brasil, Tradição folclore do RS, MT e do Brasil, Literatura brasileira, atualidades e Redação.

O Concurso de Prendas e Peões é um dos mais importantes eventos do Tradicionalismo gaúcho no estado do Rio Grande do Sul e nos estados onde possuem os MTGs organizados pela Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha hoje na quantidade de dez MTG's.

Fonte: http://www.mtgmt.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário