12 de jun. de 2010

1º Encontro Cultural dos Jovens da FTG-PC


Nos dias 22 e 23 de maio, no CTG Estância Gaúcha do Planalto, em Brasília – DF, a juventude da Federação Tradicionalista Gaúcha do Planalto Central esteve reunida para aprender e debater temas da nossa tradição e da nossa Federação.

O 1º Encontro Cultural dos Jovens da FTG-PC permitiu, pela primeira vez em nossa Federação, a união de jovens das mais diversas entidades a fim de discutir as questões do nosso tradicionalismo, da nossa Federação e, principalmente, para compartilhar um fim de semana de integração e de conhecimento.

Na oportunidade, estiveram presentes o Presidente da Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha, Senhor Dorvílio Calderan, a Diretora de Projetos Senhora Loiva Calderan, a 1ª Prenda Sugley Lemos e o 1º Peão Tradicionalista Marcelo Hentges – também Diretores do Departamento Jovem da CBTG.

De maneira especial, fizeram-se presentes o Patrão de Honra da FTG-PC, senhor Getúlio Taborda que, juntamente com sua esposa Fátima, emocionaram a todos ao relatarem os primeiros passos da nossa Federação que emanou de um desejo de integrar os CTGs que longe do pago, sempre lutaram pela mesma causa; o senhor Ivo Benfatto, Diretor Cultural da CBTG, que em uma verdadeira aula sobre o tradicionalismo levou mais que conhecimento, permitiu que delineássemos na nossa luta o rumo que devemos traçar para mantermos viva a essência de nossas raízes; por fim, o Diretor-Geral da CBTG senhor Wilson Porto que nos brindou com a palestra “A sustentabilidade do Movimento” quando se levou à juventude as circunstâncias destas atividades pelo Brasil e se desdobrou um bonito e caloroso debate acerca do papel dos jovens e das nossas entidades neste cenário.

A noite de sábado fechou o primeiro dia de trabalhos com uma belíssima tertúlia que reuniu à beira do fogo de chão tradicionalistas de vários cantos do Brasil.

Com o acampamento de integração, os jovens puderam conviver nestes poucos dias se conhecendo melhor e semeando as amizades que sustentam nossas atividades.

No domingo pela manhã foram expostos os estudos de indumentária e danças tradicionais feitos pelas entidades: CTG Jayme Caetano Braun, Departamento Jovem da CBTG, CTG Estância Gaúcha do Planalto, CTG Sinuelo dos Gerais e CTG Nova Querência de Cristalina apresentados pela 1ª Região Tradicionalista e pelo CTG anfitrião. Os trabalhos se encerraram após um almoço de confraternização e um belo carteado de truco.

Nossos agradecimentos aos jovens dos CTGs Estância Gaúcha do Planalto, Nova Querência de Cristalina, Nova Querência de Burtis, Sinuelo dos Gerais, 1ª Região Tradicionalista, CBTG e FTG-PC que mais do que marcaram presença, fizeram com que o Encontro acontecesse.




Roberta Fontana

Diretora do Departamento de Cultura e Tradições - FTG-PC






Nenhum comentário:

Postar um comentário