21 de ago. de 2010

Chama Crioula 2010

Então aconteceu o evento que marca o inicio dos festejos da semana farroupilha. Sim, o acendimento da Chama Crioula com antecedência de um mês da semana farroupilha é o primeiro passo para a comemoração dos nossos festejos.

Este ano o acendimento da Chama Crioula foi na cidade de Itaqui, fronteira oeste do Rio Grande do Sul. No dia 14 de agosto a comunidade itaquiense e o grande público vindo de todos os cantos para assistir esse feito que eu considero histórico, pode presenciar às margens do rio Uruguai um acendimento de uma chama gerado apatir de quatro centelhas, foram elas: a missioneira, a itaquiense, a argentina e a uruguaia.

Este grande feito representa um laço de união e uma demonstração de que nossa tradição não tem fronteiras, nos revela que a chama que queima nesta pampa é apenas uma e que devemos respeitar e saber distinguir cada dia mais os costumes e valores de um povo.

Tive a honra de poder ajudar a Renita e o Pentiado (grandes responsáveis pelo evento), nos três dias que estive em Itaqui, e por este motivo aqui deixo os meus parabéns aos dois que com ajuda de uma bela equipe de trabalho tão bem conduziram esta festa.

Em 2011 a Chama Crioula será acendida na cidade de Taquara/22ª RT em comemoração aos 50 anos da Carta de Princípios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário